Nau da Carreira das Índias - Portuguese Indiamen – Nau des Indes – Nau de la Flota de Indias

Nossa Senhora dos Mártires – 1606 - Modelo de Arsenal - Escala 1/48
Nossa Senhora dos Mártires – 1606 - Protótipo - Escala 1/48

Apresentação
15 de Setembro de 1606 - Um violento temporal projecta a Nau Nossa Senhora dos Mártires contra os rochedos do Forte de São Julião da Barra, na Foz do Tejo, às portas de Lisboa. O navio, com mais de 600 toneis, 1100 a 1600 toneladas de deslocamento e 68 metros de comprimento total (27,7 m de quilha e 40 m entre paralelas), regressava da Índia, após mais de um ano e meio de viagem, com cerca de 250 toneladas de pimenta e outras mercadorias preciosas. Tratava-se de uma Nau da Índia, similar àquelas que estão descritas nos tratados de arquitectura naval do século XVI. Afundou-se em pouco mais de uma hora, quebrando-se em pequenos pedaços. Pensa-se que estariam cerca de 450 pessoas a bordo. Nos dias que se seguiram ao naufragio foram encontrados cerca de 200 corpos nas praias circundantes .

Em 1994 uma equipa de arqueólogos do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e do Institute of Nautical Archaeology - Texas A&M University inicia a exploração e o estudo dos destroços.

Seguem-se trabalhos de investigação pelos cientistas da Universidade do Texas e do Instituto Superior Técnico. Em Setembro de 2007, a quantidade de informação arqueológica e documental disponível possibilita a realização de um protótipo físico do casco da nau e a construção do primeiro modelo de arsenal de um navio português seiscentista, construído com bases científicas e com propósitos académicos. Este projecto visa explicar e apresentar a morfologia exterior e a estrutura interior de uma Nau da Carreira da Índia. Os modelos estão a ser construídos à escala 1/48, em madeiras nobres, conjugando o tratamento dos dados arqueológicos, a análise das fontes documentais coevas e os resultados das análises laboratoriais.
Cada fase da construção é registada em fotografia digital e o processo de construção pode ser seguido, a par e passo, em http://nau-da-india.blospot.com/ e em vários fóruns de discussão da especialidade, nacionais e estrangeiros.
Fases do trabalho
-1ª fase – Protótipo Geométrico - Construção de um protótipo físico na Nau Nossa Senhora dos Mártires, a partir do plano geométrico, para estudo das formas volumétricas do casco (forma, dimensões e posicionamento das peças fundamentais da ossada).
-2ªfase – Modelo de Arsenal - Produção do modelo de arsenal, seguindo os métodos e as fases de construção usados no século XVI.
-3º fase – Monografia - Redacção de uma monografia científica com base na análise e discussão dos conteúdos documentais (textos, desenhos, pinturas e modelos).

Créditos científicos
Este trabalho integra-se nas actividades do projecto “Reconstructing a Portuguese India Nau” - Nautical Archeology Program, Department of Anthropology, Texas A&M University College Station / Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval do Instituto Superior Técnico. Ponto T12 - Construction of a scale model onde se lê:
« This task consists in the construction of a wooden scale model of an India nau. There will be no full understanding of the construction process without this experimental phase in which the scientists get to understand the real possibilities of the timber utilized, the most important aspect being the simulation of bending directions of the wales, stringers, planking strakes, and the influence of this practical knowledge-today completely lost-on the conception and design of these ships. “

A investigação com vista à construção do modelo decorre dos trabalhos do Mestrado em História Marítima (Universidade de Lisboa/Escola Naval), que é coordenado pelo Prof. Doutor Francisco Domingos Contente.

Este trabalho está a ser desenvolvido em parceria com as seguintes instituições:

Nautical Archeology Program, Department of Anthropology, Texas A&M University College Station – USA, com o apoio do Prof. Doutor Filipe Castro. http://nautarch.tamu.edu/shiplab/

Instituto Superior Técnico – Lisboa, com o apoio do Prof. Doutor Nuno Fonseca e do Engº Tomás Vacas.

Fundamentos científicos

Os trabalhos de construção e divulgação de resultados são desenvolvidos a partir de:

Escavações realizadas entre 1996 e 2000 pelos arqueólogos do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS em colaboração com o Institute of Nautical Archeology).
Investigações realizadas no Nautical Archeology Program of the Department of Antropology at Texas - A&M University.

Ensaios laboratoriais realizados pelos investigadores da Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval (UETN) do Instituto Superior Técnico.

Textos de construção naval mais importantes do final do século XVI e início do século XVII, a saber, o Livro da Fábrica das Naus de Fernando Oliveira, as listas de madeiras para a construção de navios contidas no Livro Náutico, o Livro Primeiro de Arquitectura Naval de João Baptista Lavanha e o Livro de Traças de Carpintaria, de Manoel Fernandes (1616).

Trabalhos, reflexões e estudos sobre a matéria, nomeadamente:


  • Castro, Filipe Vieira de, The Pepper Wreck, College Station: Texas A&M University Press, 2005.Castro, Filipe Vieira de, A Nau de Portugal, Lisbon: Ed. Prefácio, 2003.

  • Barata, João da Gama Pimentel, Estudos de Arqueologia Naval, Lisboa, IN-CM, 2 vol.,1989.

  • Domingues, Francisco Contente, Os Navios do Mar Oceano. Teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII, Lisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2004.

Outros autores e investigadores de referência.

Conclusão Embora consciente das dificuldades que envolvem a construção do modelo em causa, este pode ser um contributo importante para dar, ao grande público em geral e aos investigadores em particular, uma primeira representação científica daquilo que foi simultaneamente um dos mais emblemáticos e mais desconhecidos navios do mundo das Descobertas Portuguesas.

Navio com velas - Engº Tomás Vacas - IST

Navio com aparelho fixo - Audrey Wells - Nautical Archeology Program, Department of Anthropology, Texas A&M University College Station – USA